Alerta – Protetor Hidratante Labial e Suas Substâncias Nocivas

Um estudo publicado hoje, terça-feira(26) pela revista Francesa “Que Choisir” trás a tona os malefícios causados por protetores e hidratantes labiais

A associação diz que metade dos produtos testados possuem substâncias tóxicas ou cancerígenas.




Segundo a publicação, os resultados são preocupantes, uma vez que estes óleos minerais, “a priori inofensivos quando aplicados na pele, podem ter efeitos nocivos quando ingeridos”. A revista também afirma que tais substâncias “podem ​​se acumular no corpo, especialmente nos linfonodos e fígado”, o que pode levar a “possíveis reações inflamatórias cujas repercussões exatas são desconhecidas”.

“Encontramos resíduos, um é cancerígeno, o outro parece ser tóxico, e eles se acumulam no fígado e nos linfonodos”, explica Fabienne Maleysson, jornalista do UFC-Que Choisir. “Nós não sabemos exatamente quais são as conseqüências para o corpo, mas estudos mostraram que algumas pessoas têm quantidades superiores às aceitáveis, acumuladas no organismo.

Além disso, alguns dos protetores labiais testados, contém conservantes considerados disruptores endócrinos. Disruptores endócrinos são substâncias exógenas(não produzidas pelo organismo) que agem como hormônios no sistema endócrino e causam alterações na função fisiológica dos hormônios produzidos naturalmente.

De acordo com Barbara Demeinex, especialista em desreguladores endócrinos as membranas mucosas dos lábios, são muito sensíveis e absorvem rapidamente as substâncias que entram em contato. Ter o conhecimento adequado sobre a composição dos produtos é imprescindível antes de sair usando qualquer coisa, mesmo que seja de uma marca muito conhecida.

Então, o que fazer para proteger os lábios ressacados ou maltratados pelo frio, sol ou tempo seco ?

Bem, nessas horas, a velha e boa companheira manteiga de cacau, fica no topo da lista e prova que quanto mais natural e sem adição de componentes “turbinados” ou promessas mirabolantes, melhor é!

Simplicidade é a resposta.

About the author: bomdiasp

Related Posts